Viaje bem informado... Não passe vergonha na Terra da Rainha

Antes mesmo de você preparar seu roteiro de viagens e colocar no papel todas as dicas de restaurantes, lugares, atrações, etc, etc, você PRECISA como obrigação saber as principais informações do seu destino.

Então vamos lá, nada de passar perrengue ou fazer feio por falta de informação e ser chamado de “Plantinha desinformada”.

- Visto para Londres

Se você (Brasileiro) for a passeio para Inglaterra e permanecer por período inferior ou igual a 6 meses, não necessita solicitar visto antes da viagem. O visto será concedido no momento da entrada no país, ou seja através da imigração no próprio aeroporto.

Agora se você for ficar por um período superior à 6 meses, ou se for trabalhar, precisa solicitar seu visto antes (teremos um post todo dedicado a isso).

Os sortudos cidadãos dos Estados da União Européia, podem viver e trabalhar no Reino Unido sem necessitarem de visto; e os amigos da República da Irlanda nem sequer necessitam de passaporte para entrar no país.

- Estações do Ano em Londres

Difícil é dizer qual o melhor período para viajara a Londres, isso porque depende muito do gosto de cada pessoa, e o que ela busca. Eu por exemplo sou super, ultra, master, nível HARD friorenta, ou seja, morreria de hipotermia no inverno britânico onde até os canos d´agua congelam. Por isso achei melhor evitar a fadiga e visitei Londres no Outono e no pico do Verão.

Veja qual época você se adequa melhor:

Primavera:

Março a Maio

Março e Abril – dias frios com ventos fortes e a famosa chuva Londrina e Maio já se torna o mês mais gostoso.

Verão: Altíssima Temporada

Junho a Agosto

Ahhhh o verão! O mês de Julho é o mais “quente”, ano passado (2013) foi o ano mais quente de todos os tempos e literalmente tudo virou uma estufa, mas em compensação TUDO ficou mais lindo, os jardins com cores lindíssimas, todo mundo tomando banho de sol nos parques, as crianças com as bochechinhas rosadas; Londres fica em festa e você vai querer participar dela.

A dica pro verão é: Andar com garrafinhas na bolsa e beber muita água. Até no metro eles anunciam isso de minuto em minuto. Mas não esqueçam que o clima de Londres é imprevisível então pode ser que quando você for não pegue um verão tão quente quanto eu peguei. Sendo assim não esqueça dos famosos cardigans, malhas, cachecóis leves ou jaquetinhas jeans para usar naquele momento de ar fresco.

Enfim, o verão é imperdível e é o período onde você vai encontrar todas as nacionalidades misturadas e apreciando cada pedacinho da cidade, e com certeza depois de Miami (rs) Londres é o lugar com mais Brasileiros por metro quadrado. Se sentir mais em casa é impossível!

E sabe que horas começa a anoitecer: por volta das 22hs! Isso é que é dia longo!

Outono

Setembro a Novembro

Quando os parques oferecem um espetáculo de cores e você pode ver as crianças brincando entre as folhagens caídas na grama, os esquilinhos mais à vontade vindo bem próximo a você. É um frio controlável e até agradável. Todos os lugares da cidade são aquecidos, quartos de hotel, cafés, estações de metro, restaurantes, tudo para você se sentir confortável. Então calças jeans, botas, ankleboots, tênis, casacos mais pesados, e não esqueçam de um dos acessórios mais importantes para arrasar em Londres: O guarda-chuva. Sim, ande com ele na bolsa, mochila ou se preferir na mão (ao estilo Gene Kelly em Singin´ in The Rain, um musical espetacular e um filme obrigatório confira aqui), pois as chuvas são imprevisíveis e te pegam de surpresa.

Inverno

Dezembro a Fevereiro

Essa é tida como a temporada de óperas teatros, concertos, etc e é quando a neve branquinha cobre tudo e você consegue ver ao vivo as imagens dos cartões de natal que com certeza nunca teremos no Brasil (pelo menos por enquanto, já que o clima anda meio estranho nos últimos anos).

- Fuso Horário Londres X Brasil

São +3 horas o fuso entre Brasil em Londres. No verão esse horário muda para +4 horas então fique ligado, pois se você estiver no verão e acordar em Londres as 9 da manhã não vá ligar para dar bom dia ao Brasil pois ainda serão 5 da matina.

- Moeda Inglesa....A famosa Libra ou melhor POUND

A moeda inglesa é a Libra Esterlina (em inglês POUND pronúncia PAUND) e a paridade dela para o real é sempre mais alta. Hoje por exemplo £ 1,00 = R$ 4,11.(site fox cambio). Sim gente, eu sei que a paridade é alta, mas você vai aproveitar muito bem esse dinheiro.

Em minha primeira viagem na qual fiquei 7 dias levei £ 450 deu super bem e acabei voltando com dinheiro. Na segunda que fiquei 1 mês levei £ 1.100 e deu melhor ainda, principalmente pq fui em restaurantes, viajei, comi bem, etc. Mas lembrando novamente que EU sou uma pessoa Budget (vulgo mão fechada rs) e não saio comprando tudo que vejo pela frente.

Eu costumo já levar meu dinheiro em libras seja carregado em cartões de debito (VTM) ou em espécie para não ter que ficar procurando o melhor lugar para trocar, vendo qual a melhor taxa de cambio ou se vão me passar a perna. Se estou de férias não quero problemas, então como boa "caprica" vou com tudo resolvido.

Londres é o lugar que dá muito valor às moedas, você usará mais elas do que as próprias notas então já coloque na bolsa um porta níquel para não perdê-las jogadas na bolsa. Hoje as moedas utilizadas são 1p, 2p, 5p, 10p, 20p, 50p - (p = pennie) - 1£ libra e 2 £. As notas são de 5 £, 10 £, 20 £, 50 £ e 100 £.

E só uma dica: QUEM CONVERTE, NÃO SE DIVERTE! Traduzind: não fique convertendo os preços em sua cabeça, e evite comprar em cartões de crédito devido ao IOF devorador que temos nesse país de ..... altos impostos! : X

- Fique ligado na voltagem

Londres tem a voltagem de 240 volts CA (50Hz), ou seja seu secador ou chapinha 110V (rs) irá queimar se você colocá-lo na tomada, então não esqueça de levar equipamentos que possam ser utilizados na voltagem 220V ou que sejam bivolt.

Outra coisa MUITO importante que por pouco não me pega desprevinida: TOMADAS. As tomadas da europa tem formato diferente das nossas. Então leve com você um adaptador de tomadas conforme imagem#ficadica

Comprar lá é mais caro e dá trabalho! Que o diga minha amiga que ficou rodando até achar um local aberto de noite para comprar e poder secar o cabelo!

- Dar Gorjetas em Londres (Tips)

Ao contrário dos Estados Unidos onde se você não dá gorjeta o garçom fica meio bravo e é capaz de cuspir no seu café, no Reino Unido a gorjeta é opcional. Alguns restaurantes incluem uma taxa de serviço entre 10% e 20% na conta, então nestes casos a gorjeta deixa de fazer muito sentido. Mas se você gostou MUITO do serviço que recebeu, é obrigação sua sim ser simpático e dar uma pequena Tip para o garçom e incentivá-lo a prestar sempre um ótimo serviço!

- Ligando de Londres para Casa

Cabines Telefônica

Ai você está lá andando e tendo seus melhores momentos MAS tem aqueles 5 minutos de saudade de casa, daqueles que aperta o peito. Sem problemas, a cada esquina de Londres estão as famosas cabines vermelhas, aquelas gracinhas que você vê no cinema e é um dos símbolos da cidade. Você pode utilizar os cartões telefônicos que são vendidos em revistarias e outros estabelecimentos comerciais por 5 £, 10 £ ou 20 £.

Para fazer chamada para o exterior estando em Londres, disque 00 + 55 (Brasil) + seu número local.

Celulares

Se você for ficar em Londres por mais tempo, digamos que para um curso de um mês ou mais, eu recomendo que leve seu celular desbloqueado (sem chip é claro) e compre um chip lá. Isso irá facilitar o contato com as pessoas que você conhecer para marcar de sair, bookar restaurantes, usar o google maps para se achar, etc etc rs. Só uma dica, certifique-se de que sua SANTA operadora no Brasil desbloqueou mesmo seu aparelho. Tive uma bela surpresa ao comprar o chip e descobrir que meu Iphone não estava desbloqueado. Olha que máximo! Mas nada como um Skype para resolver o problema.

Enfim, um chip pré-pago com validade de 1 mês com ligações locais, mensagens de texto e a amada internet ilimitada sai por £ 15 (confira aqui www.store.three.co.uk) eu comprei usei muito e o serviço de internet é muito bom. Diz se não é de morrer?

Aqui no Brasil quando olho minha conta telefônicaemeu sinal, penso: por que foi mesmo que voltei?

- Quem é que Manda

Por fim, todos sabem (é o que espero) que a Inglaterra é governada por Monarquia Constitucional, então não vá me falar de presidente e vice #PELAMORDIDEUS. A Rainha e Chefe de Estado da Inglaterra Elisabeth II subiu ao trono em 1952, foi coroada em 1953 e está lá desde então. O parlamento inglês é responsável pela maioria do poder político do país e tem atualmente como primeiro ministro David Cameron.

Pronto, agora não tem como errar. Pelo menos o básico você já sabe e vai poder aproveitar sem passar vergonha!

Próxima parada: #LondonTube

Vem comigo.

MM

#climaemlondres #estaçõesdoanoemlondres #verãoemlondres #roteirodeviagens #dicasdeviagem #dicasdelondres #moedadelondres #voltagemdelondres #fusobrasilelondres #vistoparalondres #agênciadeviagem #quemdividemultiplica #roteirodeviagem

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
    Nenhum tag.