Como se deslocar em Londres

Caminhando

O primeiro meio de transporte de Londres com utilização obrigatória: seus PÉS. Sim, você não paga nada para utilizar e tem uma vista privilegiada de tudo ao seu redor, podendo sentir a atmosfera, cheiros, ouvir os sons e criar seu repertório individual de lembranças da cidade. Já falei aqui no Blog (e vou repetir mais umas mil vezes para vocês sempre lembrarem. Chata não, AMIGA) que andar é o melhor meio de conhecer realmente um lugar (meus queridos amigos que o digam porque camelaram muito comigo, MAS conheceram tudo). Ainda mais em Londres que é uma cidade bem plana, ou seja, você caminha com gosto sem ter que se preocupar com subidas avassaladoras, cansativas, etc. (Não esqueça de levar um calçado bem confortável. Tênis é sempre bem vindo, sapatilhas, e no verão as Havaianas salvam a pátria. Dos 6 pares de sapato que levei, foi a opção que eu MAIS usei e todo mundo acha lindo).

E outra, andando você irá encontrar tanta coisa bacana. Ano passado nos meus últimos dias de viagem pela cidade quando todos os meus amigos queridos estavam fazendo as malas para irem embora, comecei a turistar pela cidade. Sai do British Museum (pela 56ª vez rs) e resolvi pegar outra rota, me deparei com uma praça linda repleta de gente apreciando os dias quentes e ao olhar para o lado, lá estava a sede do Le Cordon Bleu e o Café Le Cordon Blue (é uma das escolas de gastronomia mais famosas do mundo. Veja a foto na Galeria) um verdadeiro charme, que quando eu voltar com certeza vou passar algum tempo apreciando a vista por ali.

Resumindo: Você SEMPRE terá uma surpresa agradável e muita história para contar!

Metrô – London Tube ou Underground

Please Mind the Gap between the Train and the Platform! (Ouça aqui)

Esse é a frase que você mais irá ouvir ao utilizar o metrô de Londres. A princípio de tanto ouvir te irrita, depois passa a fazer parte dos sons da cidade e você sente falta daquela voz eletrônica agradável, preocupada com seu bem estar.A malha metroviária de Londres é uma das mais antigas e com certeza a mais completa, servindo de referência para inúmeras cidades no mundo e não teria como ser diferente. A facilidade na utilização desse meio de transporte é simplesmente apaixonante. Em cada esquina, próximo a cada atração da cidade você encontra uma estação para poder chegar e sair.

A Cidade é dividida em zonas: 1 à 9. Cada zona cobre um pedaço da cidade sendo que as centrais, ou seja, o miolinho com as maiores atrações estão nas zonas 1 e 2.

Olhando o mapa você pode identificar quais são as linhas mais importantes: A Linha Vermelha (Central Line) e a Linha Azul Escuro (Picadilly Line – Essa vem do Aeroporto de Heathrow terminais 5, e 1,2,3,4. Sempre confira as informações nos vagões). Através dessas linhas você poderá ir aos principais pontos da cidade e claro, fazer as baldeações nas principais estações.

(Clique para ampliar)

O Mapa é sempre muito claro e fácil de utilizar e estão disponíveis gratuitamente em todas as estações para que você pegue o seu. Na minha bolsa eu tinha pelo menos uns 5! rsrsrs

As estações possuem horários de abertura e fechamento, então confira sempre o site abaixo para conferir esses horários. Eu por exemplo fiquei próximo à estação Arsenal na Picadilly Line, e o último trem para Heathrow passava por volta de 23:30, e o primeiro da manhã por volta das 6:00hs o que me fez dormir algumas vezes no aeroporto para os meus voos das 7 da manhã!

Para planejar sua viagem tente utiliza o próprio site que te diz como ir do Ponto 1 até o Ponto 2 e quais linhas utilizar:

SITE: http://journeyplanner.tfl.gov.uk

Agora um () dessa profissional de marketing: Os anúncios nas estações de metrôs são simplesmente de MORRER de felicidade. Sempre super produções, coloridas, bem feitas, casando com o ambiente. É o MUST SEE obrigatório para qualquer profissional de marketing, publicitário, criativo ou só curioso! #ficadica (Veja na Galeria)

Oyster Card

Ai você me pergunta: E aquele tal de Oyster Card? E eu respondo: é um cartãozinho mão-na-roda que ajuda muito quem vai ficar 1 semana ou mais dias na cidade.

Como usar o Oyster Card

O Oyster Card é como se fosse o cartão que você pode carregar com uma quantia delimitada por você, ou pela própria máquina ou você também pode carregar por um periodo fixo por zonas que irá utilizar e ele não expira. Eu comprei o meu em 2008 e em 2013 usei o mesmo cartão e só carreguei com a quantidade que eu queria.

Para utilizar as zonas 1 e 2 por 7 dias, o valor é de £ 30,40 e você pode ir recarregando de acordo com sua necessidade. Se você não tem o Oyster Card é muito simples, em todas as estações de metrô ou trem existem as maquininhas onde você pode adquirir e já carregar. Lembrando que para o cartão em si é cobrada uma taxa de £3 de ativação. Para passar na catraca é só encostar o cartão no circulo amarelo e a catraca automaticamente se abre.Você pode utilizar quantas vezes quiser ao dia, não precisa se preocupar.

Caso você tenha comprado somente para zona 1 e 2 e utilizar a zona 3 a catraca irá lhe avisar e você irá se dirigir a máquina e pagar os centavos de diferença. É bem simples!

Abaixo segue o site para que vocês possam fuçar. Eles fizeram uma atualização na página sendo assim, ficou um pouco mais complicado mas acredito que eles algumas mudanças ainda serão feitas.

SITE: http://beta.tfl.gov.uk

Porque usar o Oyster Card?

- Tarifas mais baratas

- É mais rápido e prático

- Você utiliza quantas vezes quiser ao dia

- Serve para metrôs e ônibus

- Você se sente um cidadão comum de Londres (rs)

DICA 1: Não esqueça de passar o Oyster Card na entrada e na saída dos Tubes, caso contrário você terá que pagar multa.

DICA 2: Somente lembrando que quanto mais longe as zonas forem, mais caro sairão as tarifas do Oyster, então caso você vá para ficar mais tempo, escolha bem a acomodação. Às vezes você pode escolher a mais barata, mas colocando na ponta do lápis com o que você gastará para se locomover valeria a pena pagar um pouco mais caro e ficar mais próximo ao centro da cidade (zonas 1 até no máximo 3) Custo X Benefício minha gente.

Probleminhas do metrô: Como todos os meios de transporte do MUNDO, tem seus pormenores sim. Embora seja muito bacana utilizar esse meio de transporte - ainda mais quando você está com os pés moídos - existem algumas pequenas desvantagens:

1) Os horários de pico são realmente abarrotado de pessoas (7h às 8h30 e 17h às 8h30) eu sugiro evitar

2) Você perde todo o visual das ruas, pessoas, etc. conforme falei lá em cima

3) Algumas pessoas tendem a se jogar na frente dos vagões, e isso trava toda a movimentação entre as estações. Infelizmente no verão tivemos várias dessas notícias o que é bem triste, MAS nada que vá influenciar negativamente sua viagem!

Ônibus

Pois é pessoal, os britânicos são sempre muito ligados em horários e com os ônibus não seria diferente. Eles tem horários EXATOS para passar pelos pontos, então fique sempre muito atento aos cronogramas que eles colocam em cada ponto. E olha andar de ônibus é algo que vale a pena, pois você pode se locomover e ainda ver tudo ao seu redor.

Você poderá identificar com facilidade as paradas de ônibus pois estão sinalizadas com um círculo vermelho conforme imagem abaixo.

E é claro que você pode utilizar seu Oyster Card e não se preocupar com nada!

Táxi – Black Cabs

Os famosos Black Cabs também podem lhe ajudar quando não existe mais nenhuma opção. Por exemplo, como as estações de metrô não são 24 horas, quando cheguei da Itália pelo Aeroporto de Gatwick peguei o Trem Gatwick Express que vai direto para a Victoria Station (Linha Azul Claro). Cheguei, a estação já estava fechada e não tinha como pegar mais metro algum. AI SIM, utilizei um Cab e de lá até o Estádio do Arsenal paguei £ 27. EU acho caro, por isso evitei ao máximo, mas como disse se você está numa situação assim ou saindo de algum club, vale a pena.

Agora não tem desculpa, já sabe andar direitinho em Londres.

Até o próximo com novidades e convidada especial!

MM

#oystercard #comoandaremlondres #transportesemlondres #transporteemlondres #ônibusdelondres #blackcabs #underground #tube #roteirodeviagem

Featured Posts
Recent Posts