A deliciosa arte de montar um roteiro de viagem

Eu sempre digo que a melhor parte de uma viagem, além do passeio em si, é a Pré-viagem, ou melhor, o Planejamento da Viagem. É nesse momento que você vai entender melhor a cidade e seus arredores, se habituar, penetrar no estilo de vida, na atmosfera e principalmente traçar as melhores rotas para cada dia.

Ai você me fala: Pra que planejar, o gostoso é se jogar! E eu te digo que concordo, EM PARTES (rs). É sim uma delícia se jogar, se perder pelas ruas e ver no que vai dar, MAS esse ato divertidíssimo pode fazer com que você perca muita coisa e deixe de ver tudo aquilo que você queria ver. Lembre-se que quem quer ver tudo acaba vendo nada. Você deve partir da premissa de que quando você está no lugar você fica numa euforia tãoooo grande que se perde e acaba esquecendo lugares muito interessantes. O ideal é mesclar esses dois estilos, assim você se diverte e não perde nada.

Para fazer isso é muito simples:

1 - PLANEJE AS SUAS MANHÃS

Sim, em viagem - mesmo que seja de férias - é MUITO importante você acordar cedo e aproveitar cada segundo, primeiro porque você não está lá para dormir (PELAMORDIDEUS se é pra dormir você dorme em casa), e segundo porque (como diria meu amigo) “É BEM MAIS CARO DORMIR EM DÓLAR / EURO / LIBRA, ETC”, então pule da cama no máximo as 8:30/9:00 para poder tomar seu café e começar o dia.

2 - RELAXE NO PERÍODO DA TARDE

Após o almoço sempre dá aquela preguicinha de leve. Nesse momento não adianta ficar se forçando a ir aos lugares programados, então é o melhor momento para você Se Jogar, caminhar sem rumo certo e se encantar (ou não rs) com as surpresas pelo caminho.

3 - APROVEITE A NOITE

À noite é aquele momento em que “Tudo Pode Acontecer”, o pessoal está mais animado, mais empolgado, os restaurantes ficam abarrotados de pessoas da região e turistas, e a iluminação tem o poder de mudar toda a paisagem de uma cidade. Vale a pena ver!

OBS: Agora se você não for ficar mais de 3 dias na cidade, eu sugiro que você aperte o Modo Turbo dentro de você e planeje o dia TODINHO! (#adoro)

Esses são os baby steps - vulgo passos básicos - para começar a montar seu roteiro perfeito.

Seguindo o jogo...

Depois de você absorver toda essa mecânica, começa a parte boa!!

4 – DEIXE O GOOGLE TE AJUDAR

Você vai entrar em contato com seu melhor amigo de infância o Google, e buscar quais são os locais mais famosos da sua cidade de destino (CLARO que de preferência aqui no Blog lol), vai dar um CTRL+C nas informações e CTRL+V no Word, Bloco de Notas, o que você preferir.

Após essa cópia (a única que nunca dá problema) você vai abrir o Google Maps e colocar o endereço da atração que você mais gostaria de ver. Olhe com atenção o local, analise as ruas ao redor e use o Street View (o homenzinho do Google que você arrasta e solta sobre o mapa que eu coloquei aqui abaixo) para captar a atmosfera do local. Esse passo é essencial para você saber se está no lugar certo quando estiver lá de corpo e alma.

Achou o local? entendeu o mapa? Agora é hora de encontrar todas as atrações próximas à esse local. Quando você dá um zoom no mapa do Google, automaticamente vários locais vão saltando e te localizando.

Mas, se nada aparecer, vá traçando as rotas através da digitação dos endereços dos lugares. O Google é uma mão na roda para traçar as rotas, dar as distâncias, etc. Aí é só você ir agrupando as atrações mais próximas, colocá-las em um único dia e ir fazendo isso para os demais dias. É assim que você planeja tudo sem ter que ficar perdendo tempo em travessias, transportes, trânsito, etc.

5 – TUDO JUNTO E ORGANIZADO

Eu tenho a mania (sim sou “caprica” com orgulho) de colocar meu dia a dia em uma planilhina básica de excel e levar comigo na viagem. Coloco o nome da atração, o endereço ao lado e o ponto de referência – próximo a qual outra atração. Fazendo isso dia a dia não tem como você se perder (sim, já me chamaram de louca MAS sou feliz assim rs).

Até que é fácil né?

Esse método é melhor ainda para aqueles que como EU viajam sozinhos(as). Ajuda a te nortear já que você não tem uma outra pessoa para perguntar ou compartilhar as informações, caminhos e qual é o próximo local a ir.

Para finalizar, CLARO que tem gente que não gosta de fazer tudo isso, ou não tem a menor paciência de planejar e ficar se deliciando com cada passo desse roteiro, mas com certeza existe um amigo seu que curta muito tudo isso, e que possa te ajudar. O importante é não deixar de ver as coisas por mais clichês que sejam, você TEM que vivenciar tudo e desenvolver sua opinião própria sobre tudo. Isso faz de você uma pessoa mais interessante tanto pessoal como profissionalmente (#ficadica).

Então, mãos à obra aproveite cada passo do seu próprio roteiro!

Até mais!

MM

PS: Precisa de um help para planejar sua viagem? Manda e-mail pelo quemdividemultiplicablog@gmail.com ou deixe um comentário na página do Facebook Quem Divide Multiplica | Blog, que eu te ajudo no que puder!

#agênciadeviagem #roteirodeviagem #roteirodeviagens #viagembarato #dicasdeviagem #dinheiro #montesuaviagem

Featured Posts
Recent Posts