Roteiro de Restaurantes em Londres – Parte I - Jamie Oliver

UM dos grandes prazeres da vida é Comer - e quem torce o nariz para essa afirmação não pode ser completamente feliz! rs.

É sempre ao redor de uma mesa onde as pessoas se reúnem para se divertir, conversar, e onde vão para passar momentos deliciosos ao lado das pessoas que gostam. Então além de conectar as pessoas, a comida está ligada diretamente a felicidade!

Através desse sentido especial que é o paladar, você tem a oportunidade de conhecer muito sobre um lugar de uma maneira deliciosa e muito particular. Eu diria que o melhor dessas experiências é guardar aquele exato “gostinho” no seu repertório pessoal e quando você menos esperar, irá degustar algo igual ou muito parecido que fará sua mente viajar no tempo e no espaço para o exato momento/lugar/companhia onde você teve o primeiro contato com esse sabor, que se tornou deliciosamente familiar para você. E isso meus amigos, é impagável!

Mas antes de dar dicas de restaurantes, vou dar a Dica de Ouro: Você está de férias, isso significa que tudo o que é sua rotina normal deve ser deixado de lado para que você possa descansar, se divertir e principalmente se permitir ter novas experiências. Resumindo: DIETAS devem ficar trancadas em casa (a não ser que você tenha algum condição de saúde que requeira cardápio especial. É a única exceção).

Gente, sair de férias é sair da rotina, e fazer isso é relaxar a cabeça de estresse e obrigações então, ficar pensando em tudo que você pode ou não pode comer é se estressar desnecessariamente. Ficar procurando lugares que só tenham cardápios com proteínas ou saladas é se negar a conhecer um lugar por inteiro e se torturar vendo todas as gostosuras diferentes do seu dia a dia, e não comer. Prove, deguste tudo o que lhe der vontade e Seja Feliz!

Tendo essa dica em mente, vamos ao que interessa.

Em minha primeira ida à Londres, em 2008, não fiz um roteiro gastronômico por inúmeros motivos e um deles era o estilo de viagem. Em 2013 como fiquei 1 mês por lá, sentei e coloquei no papel todos os restaurantes que queria conhecer COMEÇANDO pelos do meu querido Jamie Oliver (um dos pontos altos da minha viagem e vocês vão entender o porquê). Claro que outros foram aparecendo pelo caminho e conquistaram seu espaço no meu... estômago rs.

Para facilitar, vou dividir as dicas de restaurantes em 2 posts, assim poderei falar mais e vocês não vão cansar! Nesse post trataremos dos restaurantes do Jamie.

Geralmente os restaurantes disponibilizam no site o cardápio acompanhado dos valores dos pratos, então dê uma olhada em todos os sites, veja o cardápio e assim você poderá se planejar e prever mais ou menos quanto vai gastar! Na minha humilde opinião TODOS os restaurantes deveriam fazer isso #direitodoconsumidor MAS nem tudo é como queremos né (infelizmente).

RESERVAS

A maioria dos restaurantes precisam de reserva, ainda mais em alta temporada como Julho/Agosto. Então para não perder seu precioso tempo esperando em filas, faça sua reserva com antecedência e garanta um almoço/jantar calmo e delicioso.

As reservas na maioria das vezes podem ser realizadas direto no site do próprio restaurante, ou você pode reservar através do site: Open Table (www.opentable.co.uk). Fazendo a reserva por lá, você receberá a confirmação em seu e-mail e caso precise fazer alguma alteração também é muito simples. O legal desse site é que ele também envia para seu e-mail promoções fantásticas em restaurantes Tops e Básicos. Vale a pena se cadastrar de antemão e acompanhar as ofertas antes de sua viagem!

Roteiro Jamie Oliver

Para quem não conhece ou ainda não teve a oportunidade de conhecer, Jamie Oliver é um dos chefs britânicos mais bacanas da atualidade. Com seu jeito descolado, carismático, alto astral e cardápio de encher a boca d´água, ele é responsável por inúmeros restaurantes dentro e fora da Inglaterra (diz a lenda que logo ele abrirá um no Brasil, e eu não vejo a hora). Eu sempre assisti aos programas dele, já fiz algumas receitas então era minha OBRIGAÇÃO ir aos restaurantes.

Aqui no Brasil você pode ter algumas aulas rápidas com ele no Canal GNT onde ele tem um programa, ou dar uma fuçadinha no site, facebook e youtube dele. Inclusive ele já tem alguns livros de muito sucesso e muito interessantes como “15 minutos e Pronto”, com receitas que vão das mais sofisticadas até as mais normais e que ficam prontas rapidinho. A especialidade dele são as massas e OLHA são deliciosas.

JAMIE OLIVER'S FIFTEEN

15 Westland Palace, Old Street

Esse restaurante foi um marco na minha viagem por dois motivos: Primeiro porque o cardápio é delicioso e o ambiente é bem aconchegante; e segundo porque eu e minhas amigas tivemos o PRAZER de conhecer o querido Almir Santos (Chef Brasileiríssimo responsável pelo Fifteen e amigo pessoal do Jamie) e através dele, o próprio Jamie Oliver. Foi um daqueles momentos indescritíveis, onde o Universo conspirou ao nosso favor. Ele já tinha ido embora do Fifteen, mas teve que retornar para pegar o carro. Foi nesse momento que a simpatia em pessoa do Almir (somos e seremos eternamente gratas a ele) nos proporcionou essa oportunidade. O Jamie é muito educado, conversou com a gente, brincou, perguntou das nossas aulas, ou seja, foi tudo o que imaginávamos que ele fosse e com certeza nos tornamos ainda mais fãs!

E claro né gente, que por sermos brasileiras educadas e divertidas, fomos tratadas como VIP e fizemos uma festa no restaurante. Tiramos foto com todo o Staff (lucky girls!). O negócio é ser educada e deixar a simpatia brasileira te guiar!

Como fomos em 5 pessoas para o jantar, cada uma foi pedindo um prato para que pudéssemos experimentar um pouco de tudo. O cardápio está sempre em atualização com novas versões então é capaz que o que pedimos em 2013 já não esteja mais disponível. E já aviso de antemão que as porções são pequenas.

Raviolli com trufas (Clique para ampliar)

Se você não bebe (como eu) reserve em torno de £30 (por pessoa) e prove mais de um item do cardápio. Você já está lá, então aproveite cada segundo da atmosfera linda do lugar, tudo feito de madeira escura, à meia luz, deixa tudo mais requintado!

O que recomendo de cara para entrada é o House breads, butter £4. O pão é delicioso e a manteiga temperada de fabricação própria deixa essa entradinha espetacular, tanto é que pedimos umas 4 entradas dessa rs.

Agora se você gosta de um jantar acompanhado de vinho, reserve em torno £50 (por pessoa, provando mais de um prato também). As meninas pediram 2 garrafas e dividiram. Claro que você também pode simplesmente provar 1 prato com bebida (não alcóolica) que fica mais em conta, ou ir no almoço que possui um cardápio mais flexível. Como disse em um post anterior, na Europa é um dia de pobreza e outro de riqueza, então vá ao Jamie no seu dia de riqueza e aproveite! O importante é viver a experiência, e quem sabe ter a nossa sorte!

Total da Conta: £32.95 (por pessoa)

Como chegar: Tube: Desça na Old Street Station (Northern Line – Linha preta)

Site: www.fifteen.net

Menu: www.fifteen.net/menu

JAMIE´S ITALIAN

11 Upper St Martin's Lane, Covent Garden

Eu ADORO comida italiana (Deus abençoe a invenção da massa rs) voltaria nesse restaurante quantas vezes fossem necessárias! O Ambiente é bem gostoso, meio escurinho, mais pessoal, descolado, com uma atmosfera deliciosa! As pessoas parecem mais animadas lá, onde vão para um jantar ou somente para tomar alguma coisa nas mesinhas ao lado de fora!

Por todo o restaurante você vê alguns utensílios de cozinha pendurados, mas claro que de uma maneira harmoniosa. O restaurante de Covent Garden é um dos mais disputados, então sugiro que você faça sua reserva com dias de antecedência para pegar o horário que quiser! O único problema desse restaurante é que como eles têm muitas reservas, você tem um tempo pré-fixado (menos de 5 pessoas 1 hora e meia, e de 6 pessoas para cima 2 horas) para seu jantar, pois logo após já tem outro cliente querendo ter a mesma experiência que você. E não adianta ficar bravo, bater o pé, fizemos isso e deu no mesmo, o gerente literalmente nos tirou da mesa e alguns de nós tivemos que pagar direto no balcão do bar! Então seja objetivo, faça seu pedido, se delicie e feche a conta!

O cardápio também está sempre mudando, então talvez o que eu indicar aqui não esteja disponível em sua visita, MAS sendo Jamie Oliver tudo será uma delícia! O lado bom desse cardápio é que você pode optar por meia porção ou porção inteira dos pratos, então pra quem quer degustar peça 2 meias porções como eu fiz.

Entradas

Crispy Squid - Lula à dore, com alho, acompanhada de maionese. – (Gente essa lula nem precisa da maionese, MAS a maionese é dos DEUSES então é a entrada perfeita!)

Fried Three - Cheese Gnocchi - (São 6 unidades recheadas, com molho, servidos em uma tábua).

Entradas Jamie´s Italian (Clique para ampliar)

Pratos Principais

Wild Truffle Risotto

(Clique para ampliar)

Spaghetti Alla Norma

(Clique para ampliar)

Total da conta: £22,10 (por pessoa / sem vinho / 1 bebida)

Como chegar: Tube - Desça no Covent Garden Station (Picadilly Line – Linha Azul escuro)

Site: www.jamieoliver.com/italian

Menu: www.jamieoliver.com

JAMIE OLIVE´S DINER

23A Shaftesbury Avenue, Picadilly

(Clique para ampliar)

Quer uma opção rápida e gostosa de almoço? Então dê um pulinho nesse restaurante / lanchonete. Não há necessidade de reserva e fica aberto das 12pm até as 23pm. Recomendo para as pessoas mais naturebas, ou que querem comer algo mais rápido e mais leve. É uma deliciosa alternativa aos Fast Foods, ainda mais que os produtos são orgânicos e os materiais utilizados são sustentáveis.

Na parte de baixo - que é a lanchonete - de bebida somente água e suco. Vale a experiência.

Pedida: 1 hotdog - Smokin' Dog - Salsicha defumada, cheddar e bacon picadinho.

Valor da conta: £ 5,50

Como chegar: Tube - Desça em Picadilly Station (Picadilly Line – Linha Azul escuro)

Site / Menu: http://www.jamieoliversdiner.com/

RECIPEASE

Para os que gostam de cozinhar e querem aprender algumas receitas, existe uma escola do Jamie chamada Recipease. Infelizmente a aula que eu mais queria de Risotto Formule 1, era bem no meu horário de aula então, não pude participar. Mas voltei de lá já sabendo a primeira coisa a fazer quando retornar à Londres.

As aulas são realizadas em 3 endereços dentre os quais você poderá escolher de acordo com a aula que deseja ter: Notting Hill, Clapham junction e Brighton. Os valores variam por aula e vão de £20 a £200. Eles fornecem todos os materiais, ingredientes, e ao final da aula você poderá degustar seu próprio prato!

As inscrições podem ser realizadas através do site, ou direto nos endereços. It´s up to you. Imperdível!

Site: http://www.jamieoliver.com/recipease

Existe um pouco de Jamie para todos os gostos, basta você encontrar o seu. Mesmo que você não queira ir em todos os restaurantes vá ao menos em um deles! E se você assim como eu é amante de massa, eu digo que o seu restaurante tem que ser o Jamie´s Italian.

Desejo que vocês tenham a mesma sorte que nós!

Que delícia escrever esse post!

Prontos para mais? Então vejo vocês no próximo!

MM

#jamieoliver #restaurantes #dicasderestaurantes #restaurantesemlondres #agênciadeviagem #dicasdelondres #dicas #europa #roteirodeviagem #roteirodeviagens #viagempacotes #viagembarato #viagemnet #verãoemlondres #viagem #valores #tube

Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
    Nenhum tag.